O Segredo da Aprendizagem
Indicado pelo Fausto Silva no programa Domingão do Faustão, domingo dia 18/04/2010 (quadro: Prateleira do Faustão), esta obra foi escrita com o intuito de despertar a observação para as atividades intuitivas, criativas e artísticas que muitas vezes utilizamos e perdemos no tempo. Tomar consciência da importância dessas técnicas, na harmonização da sala de aula, no bem estar da criança e na memorização do conteúdo. Estruturá-las e utilizá-las num ritmo contínuo é o que proponho como um desafio; pois num curto espaço de tempo, perceberão o quanto estas atividades são boas para as crianças, pais e melhor ainda para o professor.
Contato: janebferreira@gmail.com
Sumário:
1 Introdução.
Professor espero que ao colocar em prática as atividades citadas no livro, você perceba em si e nos alunos a transformação, da impaciência para a paciência, de insegurança para a segurança, do estresse para a felicidade.
2 Embasamento Teórico
Para a prática da educação necessitamos do fogo interior, do entusiasmo. O pensar, sentir e querer do professor precisam virtuar sobre o sentir, querer e pensar da criança.
A antroposofia mostra que o homem integral é composto de 4 corpos ou plexos.
Como educador trabalhamos estes quatro corpos da constituição humana, cujo desenvolvimento ocorre nas diferentes idades da vida e em processos diferentes.
1ª fase - Dos 0 aos 7 anos – Físico(Anjo da forma) – a importância do ambiente sobre o inteiro organismo físico da criança. A influência do temperamento do professor sobre a criança..
2.ª fase - Dos 7 aos 14 anos – Etérico(Anjo da vida) – A atenção especial que a memória deve receber nesta fase e ser desenvolvida através de parábolas, analogias, experiências, belos sentimentos que deverão permanecer para sempre.
3.ª fase - Dos 14 aos 21 anos – Astral(Anjo do movimento) – trabalhos em especial com música, poesia, teatro, para desenvolvermos o senso de beleza, ética e cientesa moral.
4.ª fase - Dos 21 aos 28 anos – Eu(Arcanjos) – a atenção primordial do professor frente aos alunos deve estar no desenvolvimento da compreensão interna da fala.
A pedagogia antroposófica é um método didático que acentua o “como do ensino” e pode ser praticada em qualquer lugar.
3 A forma viva da “Falla”
Nós educadores atuamos através da fala que pode ter um efeito construtivo ou catastrófico. Quando falamos emitimos não só uma mensagem, mas tudo o que sentimos e pensamos no momento da fala.
Porque manifestamos intensamente com gestos e fala os sentimentos de raiva, ciúmes etc.? Porque não manifestamos com a mesma intensidade os sentimentos de carinho e amor?
Ilustração e explicação da fala com sentimentos diferentes: amor, raiva, apatia.
Breve explicação sobre a informação x atitude.
4 Sala de Aula – (Meu espaço Sagrado)
Para a fixação de formas e conteúdos é necessário que nossa alma se acalme, para tal sugiro vários exercícios para o início do período, depois do recreio e final da aula. Tais exercícios eleva a atmosfera da classe, as crianças se sentem respeitadas, se acalmam e ficam abertas para vivenciarem o conteúdo do dia. Exemplos.
5 Alfabetização
Sempre procurei tornar o processo da alfabetização uma experiência rica em percepções, ritmo, som e movimento onde a criança experimenta através de todo o corpo e alma, as formas da fala e a escrita. Descrevo os passos de como utilizar a Euritmia em sala de aula para alfabetizar... Normalmente a criança se alfabetiza através desse método num período de três meses.
6 Técnicas de relaxamento e Produção de texto.
Tem por objetivo trabalhar os conceitos do belo, do ético, da moral da saúde e da cidadania. Ao mesmo tempo elas proporcionam paz interior, desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, a organização pensamental e facilidade de expressão oral e escrita, tanto do aluno como do professor.
7 Formas orgânicas de multiplicação
Desenvolvo passo a passo como a criança deve vivenciar e concluir por si mesma como é o processo da multiplicação que se inicia em um ponto na tabuada do zero e termina com um ponto na tabuada do 10. Ao mesmo tempo sempre trazendo o artístico para a sala de aula.
8 Atividades para Pré e Primeiro Grau
Sugestão de exercícios a serem desenvolvidos em uma sala fechada para não haver dispersão, promovem o desenvolvimento sadio da criança evitando o desgaste emocional do professor.
9 História, Geografia e Ciência
Tem por objetivo chamar a atenção do professor da importância de situar-se dentro do processo evolutivo da terra e da humanidade. Embasar todo o conteúdo histórico até hoje elaborado, em princípios éticos, filosóficos e morais. Entender a característica de cada povo, eliminar os preconceitos para um melhor equilíbrio e harmonia.
Entendermos o relacionamento da natureza com o homem.
Passar para os alunos não idéias abstratas, mas a vida mesmo, levando em conta as idéias construtivas do mundo. Ex. de exercício: A planta
10 Conclusão
Espero oferecer percepções puras, puros conceitos para fixação, pois ensinar é transferir Imagens de um Homem para outro Homem.
Isto significa despertar, incrementar a fonte da inteligência do homem.
Despertar a inteligência no homem é ensiná-lo a sentir-se feliz.