Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aconteceu

Festival da América do Sul – Quebra Torto
Exercício: respiração.  
Começarei hoje lendo uma poesia na qual falo sobre a importância da Educação, razão  de minha tese de vida e do meu livro “O Segredo da Aprendizagem”

Ontem e hoje
                      Jane
Tempos que se vão,
onde o bigode valia
a assinatura do cidadão.
Nobreza vinha da família,
hoje brota no coração.
Moral e ética eram fatores sociais,
atualmente... frutos individuais.
Ontem despontavam os crescimentos materiais,
agora  afloram as expansões  espirituais.
Por onde começar
para atingirmos tal evolução?
Com certeza só há um caminho,
o da Educação.

Como vocês sabem, sou corumbaense. Sai daqui  a quase 40 anos, mas sempre retorno a  minha cidade amada.
Sai por motivos pessoais, e pela aspiração de aprender muito mais em outras terras.
Trabalhei como psicóloga em clínicas, indústrias e por decisão própria optei em voltar para sala de aula, pois, conclui que produziria muito mais trabalhando com crianças sendo também que teria tempo para educar os meus filhos e dar a eles a atenção e cuidados importantes, pois para mim, o lar é o porto onde podemos ancorar o barco e nos sentir seguros.
Chocada fiquei ao me deparar com a carência humana nos ambientes de periferia em São Paulo, carência esta que até então não conhecia, pois trabalhei em escolas públicas em
Corumbá, onde as pessoas eram simples, mais tinham o básico no seu conviver social. Nem na época que trabalhei no  Bairro Cristo Redentor no final dos anos 60 quando não havia quase nada lá, encontrei tanta carência .
Então pensei, por onde começar? O que fazer?
Comecei a pensar em tudo que havia recebido aqui, dos meus pais, professores, alunos e amigos. Havia recebido sim um conteúdo religioso, um  conteúdo científico, artístico e muitos exemplos de moral e  ética.
Sempre que buscava aprender algo lá em São Paulo, esse conteúdo me trazia de volta para o embasamento teórico e prático vivido aqui no passado.
Comecei elaborar conceitos pensamentais sobre tudo que havia  aprendido e vivido e verifiquei que  a religião e a ciência  são  necessárias para o ser humano,  mas na época atual  esses conhecimentos isolados não bastam.
Já naquela época, as pessoas me questionavam do porque que eu ás vezes não ia à missa, e eu estava começando a estudar antroposofia então dizia: precisamos Santificar a ciência e cientificar a religião.
Foi quando descobri que a união de ambos  os extremos é possível, e que somente pode ser feita, através da Arte.
Assim, comecei a praticar com os meus alunos, com consciência, muitas atividades artísticas.Isso não que dizer que já não o fazia aqui, sim, pois fui professora de educação física no Jarbas Passarinho, e desenvolvi muitas atividades artísticas lá, mas não tinha a consciência que tenho hoje.
Por isso vim aqui, para conversar com vocês sobre a importância desse encontro
artístico da América Latina que acontece  aqui há vários anos .
 Antes de ter o 1º encontro, um amigo em S.P. falou-me que  Corumbá iria se tornar um importante pólo cultural da América Latina. Na época eu discuti com ele, dizendo que  já havia sido.Pois nos anos 40, 50 60 e 70, esta cidade fervilhava em cultura.Tanto que a maioria das minhas amigas e pessoas que eu conheci, ao sair daqui, brilharam por  todas as  partes  do Brasil e mundo, não deixando nada a desejar para com as outras pessoas. Um exemplo vivo é o nosso poeta Manoel de Barros.
Sintetizo esse pensamento nesta minha poesia:







Evolução
                            Jane
Com a prática religiosa,
cultivamos a cienteza moral.
Através do conhecimento científico,
edificamos a inteligência estrutural.
Na arte, encontramos a consciência
e linguagem universal.

Assim desenvolve o homem,
sentindo, per vendo e afeiçoando
o bom, em si e no próximo,
 o verdadeiro, em seu pensar individual,
o belo, em todo o seu ser social.
                                      
Apesar do meu livro falar sobre aprendizagem, ele é um convite para o professor ,  pai , terapeuta,pedagogo, trazer para a vida da criança e do adolescente, a Arte, mas, o  cultivo da arte com consciência do que  se está produzindo e aprendendo, pois somente ela poderá preencher o vazio que o homem vive hoje prevenindo problemas físicos e emocionais  e sanar a humanidade da violência .
Sei que Corumbá já é modelo em diversas atividades de educação, respeito e preservação da natureza. Já acompanhei esse fato em diversas reportagens na TV.
Então pergunto a mim mesma:
Por que não ser modelo e referência dessa tomada de consciência  em M.S., América Latina e Mundo?
Parece algo extenso, impossível, mas  nós somos uma esfera que se estende até onde vai a nossa consciência.
E por onde começar?
Pelo dia de hoje, desenvolvendo     no dia a dia a sensibilidade e percepção de nós mesmos e dos que nos rodeiam.
Quando estudei  há 40 anos atrás, no plano de ensino o primeiro passo era desenvolver a motivação do aluno.Hoje, os alunos já estão super estimulados  pelos meios de comunicação, por isso, primeiramente precisamos acalmá-los ,pois se a alma não estiver tranqüila, não se fixa nada.Por isso no meu livro dou sugestões  de exercícios para o início, meio e fim de período.
No capítulo embasamento teórico falo das fases do desenvolvimento humano e os caracteres principais a serem desenvolvidos em cada fase. Por ex:
Do 0 aos 7 anos - desenv.físico através da imitação( realizado, com muita alegria e prazer).
7 a 14 anos – Etérico -sistema  calórico estimulado   através do seguimento e autoridade (cultivando o sentimento de veneração e reverência como também a  memória).
14 aos 21 anos- Astral- desenvolver o senso de beleza, arte e ética – através da música, teatro, poesias. Tenho escrito várias poesias que estão no meu blog que podem ser aproveitadas para um trabalho de classe nessa etapa (Por ex: a poesia Preconceito -recebeu menção honrosa no concurso de Antologia Poética Nacional).
21 aos 28 anos- desenvolvimento do EU- Pensar – trabalho com as palavras, para a compreensão interna da fala.
No capítulo “A forma viva da Fala”, descrevo a importância que a mesma possui       no relacionamento  humano :  pai x filho, aluno x professor, amigo x amiga, patrão x empregado etc..
Falo também sobre alfabetização, através da Eurítmia. São movimentos rítmicos da fala.
Sobre a forma orgânica da multiplicação, exercícios de relaxamento  e produção de texto, e um pouco do que acho importante ao trabalharmos história, geografia e ciências.
Descrevo tudo de uma forma simples e completa para o professor, pai ou terapeuta questionar e aplicar no seu dia a dia.
Fico a disposição para qualquer leitor dialogar e esclarecer comigo através do email  que consta no livro.
Poderíamos rapidamente realizar juntos um exercício, mas o tempo é curto e,...Para finalizar lerei a poesia  da minha autoria:



O Flamboyant  da minha cidade
                                                 Jane                                        
Eram muitos espalhados pelas ruas da cidade,
assim como muitas famílias e amigas.
Hoje reina quase sozinho a beira do rio,
com suas flores a enfeitar verdes colinas.

Assim como o tarumã, sapoti e o jatobá,
Quase todos saíram de lá.
Como o próprio nome condiz: coração-distante,
parece ser o destino de Cor-umbá.

Cidade que deixou marcas,
desde a época das monções.
O calor como um raio de saudade,
dentro de milhões de corações.

Só você flamboyant permanece viçoso, imponente a contemplar,
o por do sol deste céu brilhante de mil cores a matizar.
 E em nossa alma preso na saudade,
desperta o encanto de um feliz viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário