Páginas

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Setembro Amarelo


Setembro amarelo.

Uma cidade do interior de São Paulo possui o índice mais alto de suicídio do Brasil.
Percebi que nesta mesma cidade as praças e jardins não possuem parque com balanço para as crianças.
 Numa comemoração social em setembro de 2016, fui entrevistada e alertada sobre este alto índice de suicídio, conversei com as coordenadoras da pesquisa e relatei a minha observação a respeito da cidade. Sugeri aos coordenadores que requeressem,  o quanto antes ao prefeito  da cidade, a instalação de brinquedos nas praças etc.  Uma infância feliz diminuiria este alto índice de suicídio.
Logo após este fato, o prefeito começou a instalar vários parques infantis, com brinquedos e aparelhos de ginásticas em todos os jardins e praças da cidade.
Hoje, um ano depois, vejo e observo por todo o canto a dedicação de um governante pelas crianças da sua cidade.
Obrigado prefeito, e parabéns por escutar os cidadãos, que observam e vivenciam os problemas.
O importante é cultivar a alegria na criança, no período de Zero aos sete anos, para não necessitar depois,  socorrer na adolescência e fase adulta.
Falo de experiência própria, pois quando  pequena, nosso passeio de domingo em Corumbá, era irmos ao Jardim da Independência, balançarmos e brincarmos até cansar, tomar picolé de groselha( para mim era o melhor picolé que existia) numa sorveteria que havia ao lado do Colégio GENIC, comermos pipoca ou chocolate Diamante Negro ou Sonho de Valsa. Ficava tão feliz e cansada, que sempre voltava adormecida no colo do meu pai.
Estas atividades lúdicas, preenchiam,  minha alma de alegria, hoje ainda são ricas memórias da minha infância.
Os acontecimentos simples, mas plenos de significação e amor, são os que proporcionam uma infância feliz, adolescentes seguros e adultos realizados .

O Balanço
                  Jane
Quando balanço,
o meu pensamento voa.
Sinto que o meu ser atinge,
a imensidão  do céu.

Com o meu corpo todo envolto,
nas asas de um Anjo,
sinto apenas o embalo,
atingindo o infinito do espaço.

Que me expande e me preenche,
a cada passo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário