Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2021

Meus 70 Anos de Vida - Gratidão

 

Meus 70 Anos de Vida- Gratidão

Neste ano em que completo 70 anos de vida não poderia receber um presente mais significativo do que este. Um TCC desenvolvido por um grupo de alunos da UNIVESP, abordando o Tema: Arte-Educação Para a Não-Alienação da Criança: a Importância da Eurritmia  na Alfabetização.

 

“Introdução

Nos últimos vinte anos é possível encontrar um grande número de dissertações e outros trabalhos científicos que estudam diversos aspectos da Pedagogia Waldorf, desde sua criação ao emprego de sua linha pedagógica em escolas públicas. O que se pretende estudar aqui é a aplicação de um dos componentes do seu currículo ao processo de alfabetização.

Tomando como ponto de partida o livro “O Segredo da Aprendizagem”, de Jane Baruki Ferreira (2010), este projeto dispõe-se a analisar suas práticas pedagógicas empregando a Eurritmia para a alfabetização das séries iniciais do Fundamental em escolas públicas.

 

Objetivos

Pensando e problematizando a noção de “autoridade docente como autoria”, como criação, o trabalho de Jane justifica um estudo de caso e revela coisas substanciais a respeito da formação escolar. (FERREIRA, 2021). A atuação da professora de educação primária serve de parâmetro para pensar as questões da escola como intrinsecamente ligadas à escola. Seu interesse pela não-alienação do ambiente escolar, em particular, da sala de aula é fundamental para pensarmos no que Arendt(2001)questionou como a crise da educação: o que os mais velhos querem como postura dos mais novos? Qual o legado de nossos antepassados que precisamos conservar?

 

Objetivo geral

A questão norteadora do projeto é: como a arte-educação intervém na não-alienação infantil. Para compreender esta questão, analisa-se o trabalho da professora Jane Baruki Ferreira que faz uso das práticas da Eurritmia para a alfabetização.

 

2.2 Objetivos Específicos

Para Schafranski (2005, p. 107), é necessária uma educação voltada ao todo para “superar visões fragmentadas, tais como corpo/mente; indivíduo/grupo; sujeito/objeto; professor/aluno; normal/anormal, tendo como ponto de partida o entendimento da complexidade e da totalidade do universo natural, individual e social". Não podemos dissociar o conhecimento das habilidades e atitudes, como disse Dowbor (2001, p.32 apud SCHAFRANSKI, 2005): “encher a cabeça tornou-se inviável, além de inútil”.

Esse estudo possui como objetivos específicos: 

 

•             Definir Arte-educação na Antroposofia e conhecer a experiência de Arte-educação de Jane Baruki Ferreira registrada no livro “O Segredo da Aprendizagem”;

•             Descrever as principais abordagens sobre a alienação;

•             Explicar os benefícios da Eurritmia através das ações pedagógicas de Jane Baruki Ferreira;

•             Identificar as contribuições da Eurritmia para a alfabetização. 

 

3 Procedimentos Teórico-Metodológicos

A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e do tipo exploratório. Recorrendo a essa abordagem procurou-se conhecer, identificar, levantar e descobrir as contribuições da prática da professora pesquisada através de entrevista não estruturada para a aproximação do tema.Os temas geradores da entrevista foram pautados na formação profissional  da professora, bem como em suas concepções e experiências práticas.  Além disso,  a publicação “O Segredo da Aprendizagem”, tornou-se importante fonte de pesquisa, pois a autora relata sua trajetória de atuação, considerando as práticas citadas em seu livro.

Durante a pesquisa, foi possível  revisitar e aprofundar o entendimento de conceitos trabalhados durante a graduação ,como os de Arte-educação e de alfabetização, pontuando alguns marcos importantes. Buscou-se investigar o conceito de Eurritmia. Procurou-se ainda uma familiaridade com a questão da não-alienação com vistas a construir hipótese sem contraste como conceito de alienação.

 

Desenvolvimento

Jane Baruki Ferreira possui  experiências que a mantém ativa em sua formação. Destaca-se em sua biografia, que em 29/08/1964, aos treze anos, participa da montagem e fundação da Creche Lar Santa Rosa junto com a tia vereadora. Aos quinze anos, atua em um grupo de jovens que realizam trabalho voluntário em bairros carentes de Corumbá. A seu pedido, seu pai doa o único terreno que possuía para o grupo ter melhores condições de trabalho. Ali, funda-se uma escola que existe até os dias atuais. Mas, a carreira da docente se inicia aos dezessete anos, lecionando para o 2º ano no Colégio Imaculada Conceição: GENIC, em Corumbá, MS, referido por ela como GENIC,apelido que narra a tradição da escola onde Jane estudou.

Forma-se em Licenciatura em Psicologia (1972) e conclui o curso de Formação de Psicólogo (1973).Cursa o Intensivo de Educação Física(1970) e o Intensivo de Eurritmia com a Euritmista Sigrid Monter Hauer, uma discípula de Rudolf Stei ner  (1970). Leciona Educação Física para alunos de 1ª a 4ª série da Escola Estadual  Júlia Gonçalves Passarinho em Corumbá, MS nos anos 1970. Desenvolve um trabalho de Reeducação Psicomotora com alunos do 1ºano da EEJGPassarinho, junto com Dr. IsraelFrancoFerreira, seu professor no curso de Psicologia. Dispõem de uma sala especial na escola onde realizam exercícios de Eurritmia. 

Assiste as  proferições de Frederico Muller, tradutor de Rudolf Steiner, no Grupo Antroposófico Santa Cecília. É contratada pelo Centro Pedagógico de Corumbá-CPC (1974). Ministra aulas de Psicologia da Educação para pedagogos em Ponta Porã e outras disciplinas nos cursos de Psicologia e Pedagogia.  Trabalha com crianças especiais na escola Philadelphia em Santos (1977). 

Começa a lecionar em uma escola estadual em Diadema (1982). Trabalha no Estado por dois anos até ser aprovada em concurso para o Magistério da Prefeitura de São Paulo. Conclui o curso de Licenciatura em Pedagogia e de Especialização em Didática do Magistério do 3º grau (1986), na União das Faculdades Francanas  - UNIFRAN, em Franca, SP.

Participa de Encontro na Serra da Estrela, em Portugal (1998). Em janeiro de 2000, novamente, na Serra da Estrela, desenvolve exercícios com os poemas “A Noite” e “Planta”. Em julho de 2001, na Praia das Maçãs, em Sintra, Portugal, participa do 3º Encontro com o Grupo Antroposófico, onde ministra um curso de alfabetização usando Eurritmia, exercícios rítmicos e relaxamento para professoras de escolas públicas. O evento foi publicado no jornal da comunidade. 

Quase aos sessenta anos, publica  o livro:“O Segredo da Aprendizagem”, que resume sua trajetória de atuação (2010). 

Recentemente, tem orientado professoras de escolas públicas interessadas em trabalhar suas poesias conceituais  na educação fundamental. Como foi o caso dos alunos do 9° ano da E. E. Pe. Mário Blandino, em Campo Grande, MS. A partir da releitura dos poetas Pantaneiros, especialmente os de Corumbá.  E da EMEF Comendador José Maria de Almeida Prado, em Jaú, SP, onde participa de circuito literário, recebe e responde às cartas de vinte e cinco crianças acerca de seus poemas. “Os alunos do 4º ano orientados pela professora Sandra Coutinho nas aulas de Leitura e Escrita, trabalharam o gênero textual poema e tiveram a oportunidade de conhecer diferentes estilos de poemas. Estudaram autores como Ruth Rocha, José Paulo Paes, Cecília Meirelles e Jane Baruki” (MEDEIROS, 2019)7. Experiências que permitem à professora investigada estar atualizada e ter novas metas em relação à Educação. “

 

Este TCC tem como autores os alunos de Pedagogia: David Yoshig iNukui, Erico Menezes Pedroso e Fátima Teixeira Nunes de Oliveira,sob a orientação da  Profa. Fabiana Pedroni  Favoreto.

 

 

 

Utilizando como base para o Trabalho, o meu livro: “O Segredo da Aprendizagem” assim como analisando vários aspectos  das técnicas por mim utilizadas  durante a minha atuação no magistério.

 

Aproveito para agradecer  a este grupo maravilhoso, que descreveram melhor do que eu  a minha biografia, sentiram, entenderam, analisaram e expressaram muito bem o meu trabalho. Minha gratidão também a todos os professores que já me acompanharam  e aos professores que estão por me acompanhar nesta minha nova jornada.

 

Como Fátima me disse, somos gratos por tudo, a recíproca é a mesma.

Podem ter certeza que estarei disponível para acompanhar vocês e outros tantos que desejam

aplicar e comprovar  as experiências por mim vividas e relatadas.

Deus os abençoe sempre.

Jane Baruki Ferreira

Um comentário: