Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Nenhum Encargo: Albert Sttefen

Esta é uma das poesias que eu acho, mais completa e bonita e me acompanha desde a minha juventude.
Para mim ela descreve todo o processo de desenvolvimento Físico, Anímico e Espiritual do Homem., descrevendo com clareza cada fase.Desde o nascimento, a infância, o fervor da juventude e o amadurecimento do adulto.



Albert Steffen

Nenhum encargo me está dado,

de Deuses não e não de Homens,

ni´uma Doutrina por alguém me foi recomendada.

Eu não sabia, de onde vim,

para onde eu vou,

eu me achei no Local onde eu nascera,

Pai, mãe,irmãos entorno de mim,

o jardim, o agro, a floresta, longe a montanha.

Um accebi eu breve,porém de ex mim:

Véro quero eu vir a ser, Belo experviver, Bom fazer.

Muitos Homens vieram a ser-me nisso modelo,

e eu deles gostava.

Destes pude eu aprender,

de obras do divino Pretemmpo,

de as pesquisar, de as por em prova, de as cumprir,

isso era minha Vontade, não de um outro.

Nenhum Mestre ordenou-me: Tu deves!

E quando ele o dizia, eu primeiro examinava,

fazia o que me parecia direito.

Assim eu olhava em torno de mim,

avistava o Reino-Terra,

pedras, plantas, bichos e as estrelas.

Todos os wesem falavam a mim,

e eu procurava concebe-los.

De cada aprendi eu algo,

de mim só pouquinho,

até que eu mesmo me reconheci,

qual um estranho, de ex o meu superior Auto.

Primeiro pareceu-me o Mundo bom;

depois vi eu, que muialgo era mão.

Eu entendia, todas as Almas d’Homens são lindas,

e avistei muitas assaz feias.

Eu procurava a verdade e achava a mentira.

Máo, odioso, mentira,trnasformar as queria eu.

Eu lutei porisso com Homens,

quando eles a liberdade não me concediam,

de ver, de dizer, de fazer,

O que mesmo como Véro, e Bom e Belo eu reconhecia.

Cristus eu estava permitido amar,

pois ele jamais a algo me forçara.

Ele veio a ser meu supremo Mestre.

Outros Homens o vieram a ser somente,

entalquanto diziam:

Não eu, mas sim Cristus em mim.

Mas a noite, que ao nada conduz?

Eu aprendi do Escuro a saudade por Luz.

Luz desenvolve junto á treva a Côr.

Côr desperta a Alma.

A Alma aprende dos Astros as palavras dos Deuses.

A prima verdade, que eles me ensinaram, ela soa:

Homem, tu és livre, e Homem, tu estás permitido amar,

Homem, reconhece-te destinado a Liberdade,

de ex Amor sempre denovo nascido,

para virtuar como Um na Comunidade de Todos.

Isto é teu encargo, te por ti mesmo outorgado,

como a Livres e Amantes apraz.
 
Albert Sttefen  e Rudoh Steiner amigos inseparáveis.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário