Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2017

A Importância do Cultivo da Fantasia na 1ª Infância



A Importância do Cultivo da Fantasia na 1ª Infância



Existem pessoas que apesar do pouco tempo de estadia aqui na terra, atuam com tanta intensidade, alegria, criatividade e amor que deixam recordações fantásticas em nossas Almas.

Assim era o tio Salim.

Ele não era nosso tio, mas amigo muito querido da família que por respeito chamávamos de tio.

Costume da nossa época, cidade onde vivíamos e convivíamos,  já disse algumas vezes, como se fossemos uma grande família.

Visitávamos sempre estes amigos. Suas filhas passeavam com a minha irmã e minhas  primas mais velhas.

Enquanto elas passeavam, mamãe, tia Linda e as tias Georgete e Mari, conversavam, tricotavam, faziam crochê. O doce que a tia Georgete fazia sempre era o de cenoura, e era parecido com o de abóbora, muito saboroso por sinal.

Às vezes chegávamos e as tias estavam tricotando roupinha de boneca. Enquanto elas tricotavam e papeavam, o tio Salim contava estórias sobre as bonecas. A minha fantasia ia a mil.

Ficava eu imaginando as bonecas fazendo tudo o que ele narrava.

Ia para casa vivendo intensamente aquela fantasia, adormecendo querendo vivenciar a próxima aventura que a boneca iria realizar e ele, o tio Salim iria me contar.

Ficava ansiosa para acontecer a nova visita e eu poder chegar lá e perguntar:

- Tio Salim......  e as bonecas o que fizeram esta semana?

Tudo aconteceu na minha primeira infância dos 4 aos 6 anos.

Houveram, vários episódios da estória, mas estes episódios encerraram incompletos, pois ele partiu muito cedo deste mundo.

Lembro-me com tristeza de uma noite, quando vieram avisar os meus pais.

A convivência com as tias continuaram por vários anos até cada uma das filhas (irmã, primas e amigas) seguirem  cada uma o seu destino. Mas, ... as estórias das bonecas perduram até hoje.

Após 60 anos me pergunto:

-Tio Salim e as bonecas?

Beijo na Alma de todos onde estivem, e que visualizem  as imagens, movimento, cor  e emoções vibrando em minha alma até hoje .

Obrigado a todos

Jane


Nenhum comentário:

Postar um comentário