Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2020

Dia de iluminar a Estrela

A cada ano, um neto coloca a estrela na nossa Arvore de Natal. Este ano foi a Nicoly. Aproveitei para dizer umas palavras para a família. Todos nós nascemos a Imagem e Semelhança de Deus. Durante toda a nossa vida, conservamos esta imagem através dos nossos bons pensamentos, bons sentimentos, boa alimentação e boas ações, conservando assim a nossa substância e forma Divina. Ou a perdemos sentindo inveja, cobiça e fazendo mal a outras pessoas. A Nicoly ao colocar hoje a estrela em nossa Àrvore de Natal, todos vamos pedir para que a estrela de cada um ilumine o nosso caminho para que cultivemos cada vez mais esta Imagem Divina em nosso Espírito, nossa Alma, nosso Etérico e nosso Físico. E que no dia 25 de dezembro, o menino Jesus ao renovar as suas forças através do seu nascimento, fortifique a sua Luz em nós. Que a Luz de Cristo ilumine todos nós. Vó Jane

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Mensagem de Natal - 2020

Mensagem de Natal -2020 - Solidão, Depressão Queridos amigos, neste Natal, quero falar-lhes sobre: Solidão X Depressão. Muitos desenvolveram este sentimento durante o isolamento da quarentena. Normalmente estes sentimentos surgem devido ao subjugo que as pessoas se submetem aos deveres instituídos pelo sistema e ou pessoas. As pessoas não conseguem dar o direito a si mesma, de parar para pensar, sentir e fazer as coisas que gostam, inclusive os afazeres do dia a dia. Não aprenderam a desenvolver o gosto pela vida e a realizar suas ações conforme o seu próprio bem estar e dos demais. Amar a vida e as pessoas, só será verdadeiro, quando as nossas atitudes e ações forem realizadas com liberdade, com decisões e dedicações fundamentadas no mais intimo da nossa vontade. Desde o fazer um cafezinho para o cônjuge, até numa grandiosa atividade profissional. Quando realizamos todos os nossos afazeres, porque queremos, porque gostamos, nós os transformamos em obras artísticas com características nossas marcantes. Estes afazeres tornam-se sanantes para nós mesmos e para todos que nos cercam. Pois a arte (criação) é a única forma de transformarmos os nossos sentimentos e conhecimentos numa unidade (Eudade) única e individual. Caso contrário tornamo-nos, subjugados, ao sistema (outras pessoas), ou emoções (a nós mesmos), impedindo-nos de criar e evoluir. Na busca dos nossos valores internos para a fundamentação do nosso agir, nos preenchemos e encontramos a nossa razão de vida. Assim é: por exemplo. Todos, adoramos as Luzes que enfeitam as casas no Natal. Nelas para mim estão contidas a Magia do Natal. Elas representam as estrelas no céu.Este é o nosso futuro. Quando colocamos as luzes para enfeitar a nossa casa nesta época natalina, já vibramos de alegria, só em imaginar o encantamento dos nossos netos admirando o colorido e piscar das estrelinhas. Realizar todos os nossos atos, com satisfação e alegria, torna a nossa vida mais leve, nosso olhar mais amplo e profundo. Aproximando-nos cada vez mais da nossa realidade e liberdade. Abençoada e progredida Festa Natalina! Jane Baruki Ferreira

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

domingo, 18 de outubro de 2020

Entrevista - Site : A Espreita- publicado por Evandro Klug- 15/10/2020


À Espreita Entrevista: Jane Baruki Ferreira

Publicado porEvan Klug15 de outubro de 2020Publicado emeducaçãoliteraturalivrosTags:a espreitaeuritmiaevan klugJane Baruki Ferreiraliteratura nacionalpoesiapoetas brasileirospoetisaprofessora

Professora, Pedagoga e Psicóloga, Jane Baruki Ferreira fala de suas experiências de ensino e como utiliza a poesia nesse processo.

A entrevistada de hoje é a Poetisa Jane Baruki Ferreira. Ela nos contou sobre sua carreira, seus projetos, suas paixões em uma conversa descontraída e prá lá de interessante. Confiram.

Evan – Olá Jane, para nós do À Espreita é uma satisfação muito grande poder conversar um pouco contigo e falar sobre literatura. Sua formação nas áreas de Psicologia e Pedagogia permitiram-lhe ter uma ampla vivência no ensino. Conte-nos um pouco sobre sua trajetória na educação.

Jane – Aos 17 anos me formei professora. Apesar da pouca idade, percebia a responsabilidade do magistério. Cursei Psicologia de 1969 à 1973 e Pedagogia em 1985. Mesmo estudando exercia o Magistério. Tive ótimos professores que transmitiram uma bagagem acadêmica sólida. Em 1970, fiz um curso de Educação Física e de Euritmia. Tais conhecimentos, apliquei durante toda a minha vida como professora, mãe e terapeuta.

Evan – Como você mesmo nos contou agora, uma de suas especializações é em Euritmia. Acredito que muitos não conheçam. Poderia contar-nos um pouco sobre esta modalidade, como é aplicada e sua experiência na sua utilização?

Jane – A Euritmia é um ramo da Antroposofia, composta de exercícios rítmicos que movimentam, harmonizam e expressam os corpos: Etérico, Anímico e o Eu (Espírito) através do corpo físico. Ela é aplicada na Arte, na Educação e na Terapia(Medicina). Seus efeitos benéficos atuam no homem por inteiro: aquele que pensa, sente e quer, com entusiasmo e o calor do amor. No meu livro: “O Segredo da Aprendizagem”, Transformando a rotina em ritual, relato a minha experiência nesta técnica e em outras. No meu romance: “ Meu Eterno Amor, Minha Grande Batalha”, narro como recuperei terapeuticamente o meu marido, realizando com ele a Euritmia.

Baruki Ferreira no Projeto Passa na Praça que a Arte te Abraça com os poetas Beneditos C. G. de Lima e Vivi Mendez

Evan – Fantástico! Confesso que fiquei curioso para saber mais a respeito da Euritmia. Vamos falar um pouquinho sobre a nossa situação atual. Há algum tipo de lição que se pode tirar desse período de Pandemia em relação à educação, metodologias, condições sociais, etc?

Jane – Sim, muitas lições. A humanidade estava vivendo um desiquilíbrio rítmico exagerado. Quando não colocamos ritmo em nossa vida por vontade própria (de dentro para fora), as interferências externas nos obrigam a fazê-lo. Na correria que vivíamos antes da Pandemia, quais conteúdos anímicos estávamos registrando em nossa memória? E na das crianças? Durante este período de isolamento, os pais aprenderam a serem mais pais, os filhos a serem mais filhos. Quem aproveitou o tempo e cultivou o amor familiar e humano, cresceu bastante como indivíduo. Tenho tantas lembranças das nossas reuniões familiares onde convivíamos e convivemos com uma felicidade plena. A Pandemia fez o homem despertar para o seu maior valor: “A Vida”. Creio que depois deste período de convivência familiar, as crianças se abasteceram afetivamente, se tornaram mais calmas, mais seguras. Surpreenderão pais e professores na aquisição dos conteúdos intelectuais. No meu blog:: www.janocca.blogspot.com postei em junho deste ano a crônica: “Época de São João”, onde expresso a minha esperança do efeito Pandemia.

Evan – Sabe que é interessante ouvir e pensar a respeito disso, pois normalmente as pessoas lembram apenas dos efeitos negativos que a pandemia nos imputou. Quem soube aproveitar esse tempo para restabelecer ou fortalecer laços familiares, com certeza, cresceu. Como profissional da educação, a senhora tem artigos e pesquisas publicadas em revistas especializadas. Pode nos contar um pouco sobre isso e sobre o retorno profissional oriundo dessas conquistas?

Jane – Evan, escrevi muito pouco no período em que atuava profissionalmente. Aposentei em 1998. Comecei a relatar as experiências e ensinamentos registrados em minha memória, apenas em 2011. O período da minha produção literária é dos meus 60 até os 70 anos, (10 anos). O retorno destas conquistas foi apenas pessoal e social.

Evan – Mas estes conhecimentos transmitidos, certamente, abençoam a vida de outros profissionais atualmente. Você participou da Bienal de São Paulo em 2013 e 2015. Conte-nos um pouco sobre esta experiência.

Baruki Ferreira na Bienal de 2013

Jane – Em 2013, participei da Bienal através da Editora Scortecci e em 2015, através da Editora Literarte, sendo em ambas, convidada. Foi uma experiência positiva, pois já havia tentado participar por iniciativa própria em 2011, mas os custos eram muito altos.

Evan – Seus trabalhos já foram selecionados para diversas antologias, inclusive já foi vencedora também de concursos literários. Pode nos contar um pouco sobre estas experiências e como é ver seu trabalho literário chegar à outras pessoas?

Baruki Ferreira no 8 Festival América do Sul realizado em Corumbá-MS

Jane – Em 2011, escrevi o livro: ”O Segredo da Aprendizagem”, apresentando-o no “Festival da América do Sul” em Corumbá- MS. Os corumbaenses lotaram a plateia do evento “Quebra Torto com Letras” e muitas pessoas adquiriram o livro. O movimento não tomou o ritmo que eu esperava, então comecei a escrever poesias, com o intuito de divulgar o livro de aprendizagem, o qual acho ser muito importante para a época atual. O meu objetivo é despertar nas pessoas a reflexão sobre a própria vida e o próprio destino, principalmente das crianças e adolescentes, para a construção de um país mais justo, humano e consciente.

Evan – Você possui vários livros editados e publicados. Pode nos contar um pouquinho sobre cada um deles?

Jane – Sim Evandro. Com prazer. “O Segredo da Aprendizagem”. Nele transmito um embasamento filosófico, necessário ao professor que deseja se entender e entender a criança como um todo. “No homem assim, como no Cosmos as energias de todos os corpos se interpenetram e virtuam em harmonia (saúde) ou em desarmonia (doença). Além de várias técnicas desenvolvidas por mim, como também, exercícios de Euritmia. “Prelúdio Para O Despertar” Composto de 77 poesias. Conteúdos que emergiram da minha alma, relacionando sempre: verdade, nobreza e beleza. Auxiliam no trabalho da compreensão interna da fala. “ Crônicas da Vida” Contem as mais significativas Crônicas já postadas no meu blog, com algumas crônicas novas. “Meu Eterno Amor, Minha Grande Batalha” A vida é um ato de amor. Minha trajetória de vida em forma de romance, relatando costumes da época. Questionamentos, dúvidas, conflitos e esclarecimentos na juventude. Cursos e convívios marcantes em Portugal. Constatações de visões com revelações históricas. Muito amor e confiança em nossa missão a dois.

Evan – Com certeza tem muito conteúdo interessante aí. E… não só interessante, mas também importantíssimo para nossa vida. Além de tudo isso você ainda tem um blog, como citou anteriormente. O que podemos encontrar lá?

Jane – Relatos significativos de memórias da minha vida, questionamentos e esclarecimentos de situações atuais, o observar da natureza, o conviver social, o sentir a música, experiências com os meus netos etc. Épocas do Ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Relacionando estas épocas com os Arcanjos regentes e seus efeitos sobre o homem, a terra e o Cosmos.

Evan – Vou deixar o endereço do blog disponível, mais uma vez no final da entrevista para quem ficou curioso, assim como eu. Agora conta pra gente um pouco sobre seus projetos literários para o futuro. Algum em andamento?

Jane – Sim, desde 2019, dou assessoria gratuita aos professores que adquiriram os meus livros, aplicam as técnicas e trabalham algumas poesias minhas. Depois de nove longos anos, vejo as minhas poesias penetrando nas escolas, dando bons frutos. Como efeito, harmonizando alunos, salas de aulas, professores, escolas e lares, produzindo afetividade manifesta nos ambientes. Espero que aos poucos este jardim cresça, que nele brotem cada vez mais e mais lindas flores, que enfeitarão a vida de milhares seres humanos neste mundo. Estou aberta a todos interessados em conhecer, dialogar e aplicar estes conteúdos. Coloco-me a disposição através do meu messenger e ou email. janebferreira@gmail.com. Este é o meu novo objetivo de vida, mesmo estando distante fisicamente, acompanhar intensamente o novo vir a ser o Homem do Futuro.

Evan – Que legal! É esse tipo de atitude e iniciativa que nos faz agradecer a Deus por conhecer cada vez mais pessoas iluminadas como você através do À Espreita. Sabe, no início tínhamos o objetivo apenas de falar sobre literatura de mistério, suspense e terror, mas conhecemos tantas pessoas maravilhosas em tantas vertentes diferentes que achamos que o À Espreita tinha que se tornar maior e não nos arrependemos disso. Pra finalizar, que mensagem você deixaria as pessoas que pretendem seguir a carreira de escritor?

Jane – Escrevam, pois escrever é um grande investimento para o próprio desenvolvimento. Escrever nos auxilia a organizar as nossas ideias e sentimentos, mas tenham sempre uma profissão paralela para o próprio sustento. Confiem e acreditem no que escrevem. Não entrem em crise se as suas produções literárias não tiverem a divulgação que almejam. Em novembro de 2015 postei no meu blog a crônica: “Por onde Andam os Incentivos Culturais?”. A literatura brasileira ainda não foi assimilada. Temos um grande caminho pela frente.

Evan – Muito obrigado novamente, Jane, pelo seu tempo e disposição em conversar conosco. Desejamos todo o sucesso em seus projetos pessoais e profissionais. Um grande abraço da Equipe À Espreita.

Segue abaixo os endereços eletrônicos do blog e para contatar a professora Jane Baruki Ferreira, e quando eu digo professora, não estou apenas tratando da profissional, mas sim também, uma professora para a vida.

blog: www.janocca.blogspot.com

e-mail: janebferreira@gmail.com

facebook/messenger: https://www.facebook.com/jane.barukiferreira/

Para adquirir os livros da autora Jane Baruki Ferreira entre em contato com a própria autora por e-mail ou messenger.






domingo, 20 de setembro de 2020

Época Mickael

 Queridos amigos:

Quando pensamos, falamos e escrevemos com amor, o efeito dos nossos atos é  sanante.Parabéns Corumbá! Corumbá Terra distante do meu espaço físico, Mas...tua imagem sempre viva. No canto dos passarinhos, E em tudo que trago comigo. Ao degustar uma manga, Sinto o teu sabor. No cheiro do tarumã, Sinto o teu odor. Teu céu exuberante me acorda, Saudades de coisas mil, Perambulo pela cidade, ainda juvenil. Quantas pessoas hospitaleiras e amadas, Aqui no peito guardadas. Amizades conservadas, Muitas alegrias eternizadas. Que tua beleza e potencial, Desperte a consciência e querer. Lutar com ideal e crescer, O bem estar para todos do Pantanal. Neste novo ciclo, desejo que as aspirações dos conterrâneos corumbaenses sejam concretizadas em realidade. Jane Baruki Ferreira

Alimentamos nossa Alma físico  a dentro  com conteúdo e imagens,  gratificante.

Promovemos o nascimento da nossa verdade.

Reprocriamos a nossa sabedoria, como o Mestre nos ensinou.

Este é  o significado da multiplicação  dos   pães  de Jesus para saciar a humanidade da fome da Sabedoria Divina. 

Presenteamos assim os Deuses.

Bendita Festa!





sexta-feira, 18 de setembro de 2020

sábado, 5 de setembro de 2020

Revista Escritores Contemporâneos: Editora Matarazzo.

Thais, admirei o estilo da tua publicação. 



 ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS - nº 15 - setembro/2020 O mês de setembro trouxe muitos presentes para a nossa revista. O primeiro é a entrevista com o ator, humorista e escritor Hélio de La Peña! Uauuuuu! Agradecemos imensamente ao Hélio por sua participação nesta edição especial. Trazemos a programação completa do primeiro circuito Cirandando de Literatura, a ser realizado agora em setembro, sob a batuta de Demézio Batista da FAVELIVRO e com curadoria de Veronica Marcilio. O poeta Ricardo Cardoso escreveu uma matéria sobre o grupo Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, surgido em 1958. Cardoso entrevistou o cantor Geraldo Júlio que revelou muitas curiosidades sobre sua trajetória artística. Contamos com a colaboração de Ricardo Hidemi Baba, Márcia Villaça da Rosa, Jane Baruki Ferreira, Marcio Aurélio e Irene Leandro com matérias, poemas e temas de relevo para a literatura brasileira. A edição de outubro será dedicada à literatura infantil, traremos uma entrevista com a atriz, diretora de teatro e escritora Gigi Anhelli, tão conhecida do público infantil através do seu trabalho à frente do programa Bambabalão da TV Cultura, nas décadas de 1970 e 80. www.issuu.com/thaismatarazzo6/docs/revista_14_c8c327e6abe025


Release dos Livros:

O Objetivo dos livros é fazer o leitor refletir sobre aspectos cruciais da nossa existência.

 

“Meu Eterno Amor, Minha Grande Batalha”

  A vida é um ato de amor.

Minha trajetória  de vida, relatando costumes da época.

Questionamentos, dúvidas, conflitos, visualizações de futuro e aprendizados na juventude.

Situações de dificuldades na fase adulta.

Cursos e convívios marcantes em Portugal.

Constatações das visões em vários países, com revelações históricas.

Muito amor e confiança em nossa missão a dois.

 

“Crônicas da Vida”

Memórias significativas da minha vida, com questionamentos próprios, abordando vários temas, tais como: o observar da natureza, o conviver social, o sentir da música, experiências com os meus netos, alma, educação, medos, mulher e saudades.

Épocas do Ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Relacionando estas épocas com os Arcanjos colaboradores das estações e seus efeitos sobre o homem, a terra e o Cosmo.

Contato: janebferreira@gmail.com

 


quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Minhas edições

 Queridos amigos

Hoje quero falar-lhes que:

 Os conteúdos  elaborados  durante a minha vida, estão contidos nestes 4 livros editados.


Livro psicopedagógico  onde narro a minha experiência  no magistério  e atualmente dou assessoria  gratuita  aos professores que  utilizam as atividades descritas no livro.

Livro de poesias conceituais,  que também  dou assessoria gratuita aos professores que trabalham as poesias contidas no livro.
Romance onde descrevo  o meu caminho de vida , inclusive as viagens de reconhecimentos e constatações de vidas passadas.
Crônicas  selecionadas do blog, com algumas crônicas  novas também. 

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Venda de livros

 Queridos amigos, Já estou vendendo os meus livros, nos valores abaixo citados; já incluso o envio postal. 1 livro: R$40,00 2 livros: R$70,00 3 livros: R$90,00 4 livros: R$110,00 O interessados em adquirir entre em contato comigo pelo: Mensege ou Email: janebferreira@gmail.com Abraços.

Livros

 Bom dia! Agradeço à Editora Matarazzo, em especial à Thais Matarazzo pela atenção e dedicação na edição dos meus livros. Ficaram lindos! Para os interessados em editar: Recomendo. Gratidão. Jane Baruki Ferreira

j

terça-feira, 4 de agosto de 2020

PAI _ 2020

PAI – 2020

Nosso eterno Pai!

Venho clamar-te

Com muita humildade,

Mais uma oportunidade,

Para toda humanidade.

 

Poder cada pai,

Respelhar em sua cria.

Amor e alegria,

Assim como, toda Tua Sabedoria.

 

Inimigos, invisíveis nos tornamos,

Assim como o corona-vírus.

Não percebendo que refletíamos,

Uma ilusória e falsa luz.

 

Invertemos nosso Eu,

No abismo do nosso Ser.

Reachar,  precisamos,  crer.

Para evoluirmos e aprender.

 

Permita: Oh! Pai.

Aos homens criados, por Ti amados,

Seguir em frente, completar seu destino,

De criaturas e criador.

Para o nosso próprio bem,

E toda a humanidade.

Emanar, do nosso próprio ser,

Verdadeira Luz e Amor.

Jane Baruki Ferreira


quarta-feira, 15 de julho de 2020

Parabens! Terezinha Baruki

Hoje é um dia marcante em nossa vida, porque você é uma pessoa especial e querida.
Você marcou,, marca e continuará marcando a vida de milhares de pessoas durante toda a sua caminhada.
Você fez, faz e continua fazendo a diferença para todos que cruzam o seu caminho.
Como disse há 5 anos atrás, você Terê continua compartilhando esse conteúdo imenso que é com todos os que convivem ao seu lado.
Lembro-me como se fosse hoje dos nossos passeios de carro pela cidade de Corumbá, eu sempre pedia para você cantar as músicas dos anos 50 que eu adorava e as quais você sabia de cor.
Percebia-se o entusiasmo pela vida que você demonstra até hoje.
Sua vitalidade, amizade, dedicação e gratidão, sempre foi um exemplo para nós.
Se não fosse a Pandemia, com certeza estaríamos alegres, reunidos, nos abraçando, comemorando, confirmando a sua chegada nesta vida e alimentando a nossa alma através da convivência familiar.
Você é prova viva de que a luta por novas realizações, renovam a nossa força de vida e confirma que:
"A vida é um ato de Amor"
Felicidades,
da sua prima
Jane
15/07/2020


terça-feira, 23 de junho de 2020

Sugestões às Prefeituras


Sugestões às Prefeituras
Hoje estive pensando do porque as prefeituras não colocam Banheiros Químicos nas feiras livres.
 Sábado é dia de feira, normalmente aos domingos, tenho que lavar a minha calçada, pois as pessoas a transforma em mictório isto quando não fazem o número 2.
O cheiro fica insuportável e ainda recebo crítica dos vizinhos por estar desperdiçando agua.
Outra coisa que não entendo e penso todas as vezes que embalo algum vidro e coloco junto do lixo reciclável é:
Porque as prefeituras não possuem um espaço no caminhão do lixo reciclável só para vidros.
Deveriam orientar os munícipes a embalarem em saco separado, os vidros.
Assim os lixeiros não correriam o risco de se machucarem e poderiam aproveitar o recipiente inteiro.
Fica aqui o meu recado.
Jane Baruki Ferreira

domingo, 21 de junho de 2020

Parabéns!Jonathan e Nicoly

Há 39 anos atrás, nascia um Corumbaense. Estava eu já nos últimos dias da gravidez do Jonathan , em Corumbá - MS.. Era 18 de junho, dia de Corpos Cristis e aniversário do Israel. Depois da procissão, pedi para a Angelica minha irmã, me levar até a Estação Noroeste, pois eu estava intuindo a chegada surpresa do Israel. Lá estava ele, desembarcando do trem. No dia 19 tive contrações. Fomos ao consultório do Dr Wilson meu primo.Ele marcou o parto para dia 21, um domingo como hoje. No sábado fomos com Ana e Zuza meu irmão e cunhada ,à Festa de São João da Maconaria, onde comi tudo que tinha direito. No domingo, acordamos cedo e fomos para a maternidade devagarinho sem acordar papai e mamãe, por ela estar preocupada com a doença da Tia Ivone. Na sala do parto, o Israel quase desmaiou. Precisou ser atendido. Depois que o Jonathan nasceu, às 10 horas da manhã do domingo, Dr.Wilson falou: -Israel, agora avisa a Tia Najla que o meninao já chegou. Nosso segundo presente desta vida. Pois já tínhamos o nosso querido filho Raphael. Depois de 25 anos, neste mesmo dia 21, Foi o Jonathan e Luciana que nos presentearam com o nascimento da querida princesa Nicoly. Sinto-me feliz e realizada pela permissão Divina de podermos nos reunir todos nesta vida. Deus nos abençoou e continue abençoando todos. Bjs da mãe e vó Jane






r

terça-feira, 16 de junho de 2020

Época de São João - 2020


Época de São João- 2020
Queridos amigos, este ano a festa de São João, será diferente.
Não teremos fogueiras, quermesses, quadrilhas, banho do São João, balões, devido a pandemia e o isolamento.
Tenho a esperança de  que muitas pessoas aproveitaram este isolamento e desenvolveram a Centelha do Amor em si mesmo e  esta centelha iluminou e aqueceu muitos lares através do convívio familiar.
Esta Centelha transformou muitos ambientes sociais através da fraternidade.
Neste ano, não teremos os rituais das festas juninas. Mas,já estamos expervivendo em nosso amago, o conteúdo real desta Época João. Tivemos que fortificar em nosso íntimo a Fé, a Força e o Fogo,  para vencermos esta quarentena.
Todos aqueles que tomaram consciência do valor da vida e proporcionaram o calor do amor em todos os níveis nos seus ambientes, vivenciaram e continuarão com certeza  a vivenciar o verdadeiro significado João.
Assim, como o balão sobe iluminando o céu, nós também, quando pensamos, sentimos e fazemos o bem, produzimos luz e calor em nosso corpo, em nossa alma e em nosso espírito.  Esta Luz exala além do nosso corpo físico, ela expande até o  Cosmo. As hierarquias agradecem e devolvem para nós esta mesma Luz em forma de energia vital.
Assim é o ritmo, movimento respirar: Cosmo, Terra e Homem.
Assim também é a organização do Cosmo. Um organismo em contínua troca e contínua transformação.
Cada indivíduo é uma Centelha de Fogo e de Amor. Cabe a cada um de nós a decisão de manter esta chama viva, flamejando em nossos corações.
Que esta Chama João, transforme  em Luz iluminando a Humanidade.
Boa festa!
Jane Baruki Ferreira
Junho, 2020

Segue abaixo uma poesia de Rudolf Steiner, traduzida pelo meu amigo Gilson o qual agradeço.

                                                

 ALTO VERAO

(Uriel Imagnation)

  Contempla o vosso tecer

 O brilhante suscitar

da calorosa vida.

Viva o terrestre mantenedor

 respirando o formativo,

 como união de Hierarquias reinantes.

Sinta o teu corpo

com o celestial brilho

em reinante união Cósmica

Serão matérias condensadas

Serão falhas corrigidas

Serão corações avistados.

 


quinta-feira, 4 de junho de 2020

Mãe- reflexão



Estimados amigos. Gostaria de chamar a atenção para esta Crônica que escrevi em 2016.
Vamos aproveitar a quarentena para conhecermos um pouco de nós mesmos e reforçar os laços afetivos dos familiares, para efetivamente alcançarmos a mudança que tanto almejamos.
Jane



Mãe- 2016
Hoje acordei com saudades de aconchego humano. Aquele aconchego que tínhamos nos anos 60, onde a cidade em que vivíamos era uma comunidade, como uma grande família.
Tínhamos por assim dizer: uma consciência grupal.
Assim como a ciência foi subdividindo a célula, o homem foi subdividindo os seus laços afetivos.
Nestes 50 anos este processo foi muito doloroso para todos nós que nascemos no meado do século passado, que, vimos e vivenciamos toda esta transformação.
As pessoas foram se espalhando, se ocupando, restringindo cada vez mais o seu espaço, tempo e cada vez mais os seus contatos físicos.
A cidade era uma grande célula, depois foi subdividida em grandes famílias, depois se limitando ao núcleo do convívio familiar: pai, mãe, filhos e netos.
Cada vez mais a Ciência e o Homem se isolando até penetrarem no seu  DNA.
Penso ter sido necessária esta fragmentação, para chegarmos ao núcleo da célula e ao âmago da nossa consciência, esta cada vez mais intrínseca e individualizada, afim, de defrontarmos  com os nossos medos,credos e valores.
Afinal: Quem sou eu para mim mesma?
Neste dia das mães, quero chamar a atenção de todas as mães e mulheres para que não esqueçam que somos este DNA, não só somos, mas também somos as mantenedoras deste DNA.
Necessitamos manter firme o nosso DNA, através dos afagos, abraços e trocas afetivas com os nossos familiares.
Necessitamos tornar  estas manifestações e laços cada vez mais intensos e conscientes para podermos com a consciência lúcida e clara reconstituirmos e expandirmos este conviver  social, sendo um na comunidade  de todos.
Necessitamos preencher e revigorar a nossa alma e as dos demais que nos cercam,
assim como Maria, pura e imaculada .
Feliz dia das mães para todas vocês.
Abraço
Jane

domingo, 24 de maio de 2020

Pandemia

Pandemia
Estamos no pico da pandemia,
 O que muito nos angustia.
 Necessitamos nos resguardar, Para nossa missão continuar.

 É necessário o isolamento,
Para não contaminarnos.
 Apesar do sofrimento,
 De termos que afastarnos.

 Aos olhos de Deus,
Todos somos importantes.
 Muitos não se despediram.
 Oremos então para todos que partiram.

Jane Baruki Ferreira.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

ALICITAS

  ALICITAS
     Lua
        Universal
           Natural
              Amor
                Maternal
                   Apaixona
                      Poeta
                        Observador.
                     

 ALICITAS
 Aprender
   Pensar
     Escola
       Socializar
         Ocasiona
           Cidadania
             Integração
              Nacional.

        ALICiTAS
 Tempo
   Engana
     Nuvem
        Ultrapassa
           Logo
             Ocupe-se
               Caso
                 Acabe.

ALICITAS
 Saudades
   Amarga
     Meu
        Eu
          Ungindo
            Névoas
              Entrelaçadas
                 N 'Alma.

ALICITAS
Comunicação
  Opera
      Psique
         Social
            Onde
                Navega
                    Argumento
                       Retromental.
           



ALICITAS
 Criança
    Recordações
        Encantos
           Nuances
               Únicos
                   Norteadores
                       Organizadores
                          Reguladores.
       Jane Baruki Ferreira

sábado, 9 de maio de 2020

Mãe -2020


                                              Mãe – 2020
                                                Jane
Mãe Terra dos Homens,
acolheu-nos com todos os seus bens.
Provendo-nos todas as necessidades,
sem distinção, com igualdade.

Maria! mãe Terra,
Mãe de todas as mães,
assumiste esta função,
com amor e devoção.

Alteramos tudo e todos,
com ganância e vaidade.
Sofremos hoje as consequências,
desta vã ambiguidade.

Rogo Mãe Maria!
Despertai a humanidade,
deste sonho ilusório,
que cultiva só a mortalidade.

Fecunda em nossa Alma,
amor em abundância.
Veneração a Terra.
Aos homens: respeito e dignidade.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Efeito - Pandemia

Efeito - Pandemia
Necessitou o país passar por uma pandemia para as pessoas e principalmente os governantes perceberem a precariedade da grande parte do povo brasileiro. Me pergunto: Se a maioria não tem conta em Banco, Se a maioria não tem CPF, Se a maioria não tem celular, Muito menos sabe lidar com estes aplicativos da vida, Onde até eu mesma tenho dificuldade, Como este povo vai poder receber este auxílio que tanto necessita? Só peço aos responsáveis administrativos que ajudem toda esta população semianalfabeta a regularizar sua situação quanto aos documentos necessários para que possam ser reconhecidos como cidadãos brasileiros , podendo assim constar nas estatísticas do Brasil. Enfim, reconhecerem a dignidade de seres humanos desta população. Deixando de olhar para o seu próprio umbigo se reconhecendo no outro. Jane Baruki Ferreira

sábado, 4 de abril de 2020

Páscoa - 2020

Páscoa -2020 Meus queridos amigos. Sempre que posso , assisto o programa: "Provocações " da TV Cultura. Gosto e acho muito interessante. Como estamos na época "Páscoa ", onde a Terra é regida pelo Arcanjo Raphael, o Arcanjo da Cura, resolvi falar um pouco sobre a vida. Vida? Qual vida? Justamente nesta época de pandemia, onde estamos nos protegendo e batalhando em pró da vida. Temos um espaço de tempo entre morte e nascimento, o qual não podemos deixar de dizer que é :Vida. Mas, vamos falar sobre a vida entre o espaço de tempo entre o nascimento até a morte. Espaço nos dado por Deus, para entendermos um pouco sobre nós mesmos, sobre o mundo que nos cerca e sobre o Cosmo. Como vida é movimento, executamos este movimento na nossa luta diária, diante dos afazeres que nos propomos e dos afazeres que nos são impostos pelo social. Nossa vida antes da Pandemia, como todos dizem, estava muito corrida. Muitos haviam perdido o ritmo harmônico da vida, se acumulando em atividades impostas pelo social, esquecidos de traçar seus próprios objetivos e tarefas essenciais para o desenvolvimento como pessoa e família. No desequilíbrio acelerado do tempo, esquecemos, de nos questionar sobre os valores e a importância de nossas ações e da importância sobretudo do que deixamos de fazer, por falta de tempo. Nosso corpo físico é o reflexo da nossa Alma e reflexo do Eu. Sabemos que o físico, necessita do sono, da alimentação, do descanso, tudo no seu ritmo biológico. Caso a gente saia fora deste ritmo ele adoece. Assim o é para os outros corpos. Cada qual necessita de tempo para observar, conhecer e praticar o seu próprio ritmo, afim de não adoecer: Emocionalmente, animicamente e fisicamente. Esta epidemia: Corona vírus, como o próprio nome diz, veio a coroar duas forças enormes de contra poderes, arrebatando ferozmente milhares de pessoas sobre a terra. Estas forças foram necessárias para a formação Terra, mas só através do reconhecimento e respeito pelas duas potências, o Homem conseguirá se colocar no centro desta Balança: Vida, juntamente com a força Cristica, sustentar e equilibrar estas energias, em favor de si próprio e de toda a humanidade. Que Raphael, juntamente com o Cristo Ressurrecto, nos dê sustentação, força e fé, afim de atravessarmos esta grande prova. Todos nós propondo a praticar nossas vidas, num ritmo mais sadio para nós mesmos, nossas famílias, sociedade, mundo e cosmo. Que o sacrifício e amor de Cristo, nos una para sempre. Boa Páscoa. Jane Baruki Ferreira.

domingo, 8 de março de 2020

Mulher-2020

Mulher Sou a Lua quando sinto, Sou o Sol quando penso, Sou a Terra quando decido, Sou a Chuva quando choro, Sou o Ninho quando acolho, Sou a Brisa quando sorrio, Sou a Semente quando procrio, Sou a flor quando acaricio, Sou o Sal quando cozinho, Sou a Inspiração quando escrevo. Sou a Felicidade quando me dedico, Sou a Liberdade quando ensino, Sou a Paz quando organizo, Sou simplesmente o Amor Divino. Sou tudo isto, porque sou: Mulher. Parabéns à todas mulheres. Jane Baruki Ferreira

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Saudade

 Saudade
Jane
 Palavra doce e suave.
 Torna-se pesada e amarga,
quando nos afastamos como ave,
 deixando na terra a nossa carga.

 Esta separação nos corroe,
lentamente ou abruptamente.
Pois ao sair da eudade,
caímos no vazio profundamente.

 Precisamos exercitar nossos voos,
 sempre com muito cuidado.
Corpo, alma e espírito unificados,
 para voltarmos da saudade: revigorados.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Alerta

Alerta A todos que possuem TIM Recarregamos os nossos celulares. No mesmo dia, quando fomos ver o nosso saldo, estava zerado, sem a recarda que efetuamos. Telefonamos para a TIM, disseram que utilizaram a recarga em promoções. Que promoções, as quais não pedimos nem fizemos? Fizemos eles cancelarem planos os quais foram feitos à revelia, sem nossa autorização e devolverem o valor da recarga feita . Mas quando consultamos nossos créditos, não aparecia o valor da recarga devolvida. Liguei de novo e disseram que não aparece quando o cliente consulta o saldo, porque o valor volta como bônus. Isto é um absurdo! Peço que todos os que utilizam a TIM, tomem cuidado e verifiquem o saldo da recarga quando o fizer, pois estão colocando estas promoções agora início do ano e são válidas para o ano todo. Sentimo-nos lesados. Jane Baruki Ferreira e Israel Franco Ferreira

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Convite

Convite: Convido os professores e professoras que queiram trabalhar algumas poesias minhas em sala de aula. São poesias conceituais que proporcionam um conteúdo ético para os alunos analisarem e tirarem suas próprias conclusões. Em 2019, cinco professoras realizaram esta prática o resultado foi muito gratificante à todos. Os interessados por favor entrem em cont


ato comigo pelo wat zap: 11- 964636287. Darei toda a acessoria pelo wat zap. Obrigado Jane Baruki Ferreira