Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

5ª Feira Santa

5ª feira Santa.Na minha época, nos anos 50 e 60, neste dia, Corumbá toda exalava o cheiro da “Sopa Paraguaia”, que não é uma  sopa, mas uma torta salgada feita com:fubá, muitos ovos, manteiga, queijo , cebola e leite.Delícia....
O costume que não sei se ainda é mantido até os dias de hoje. Era fazer a sopa na quinta feira, para ser saboreado na 6ª feira Santa, pois neste dia fazíamos penitência, rezávamos e jejuavamos.
Em qualquer casa que fossemos,as mães e esposas estavam misturando e cozinhando os ingrediente antes de colocarem no forno para ser assada,tudo em bacias grandes e enromes panelas.Imaginem o tamanho da receita.
Na 6ª feira Santa, ocorria a troca da Sopa  Paraguaia,recebíamos um pedaço e mamãe retribuía com outro. Essa troca, ocorria entre familiares, vizinhos e amigos.Creio que esse constume significava a troca de Amor e Sacrifício entre as pessoas, como o Cristo   se Sacrificou por nós.
Apesar  da receita ser a mesma, percebíamos nos sabores diversos, um toque da individualidade da tia, vizinha ou amiga que havia feito com dedicação a saborosa e tão esperada “Sopa  Paraguaia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário