Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Soraya Kassar Sivieri

Parece ontem,mas lembro-me como se fosse hoje.

  52 anos atrás,numa 2ª feira,dia seguinte do domingo do dia das Mães, Angélica Baruki Kassar sua mãe, nesta época nossa vizinha,acordara com dor de barriga.A princípio pensou que tinha abusado no Almoço de domingo que participou junto com a família Kassar na casa da sua avó:Alegria, mas aos poucos foi percebendo que era chegada a hora de você vir ao mundo.

Pediu-me  para chamar  a mamãe, sua avó Najla Hafez Baruki que havia saído naquela manhã.Saí correndo.Mamãe tinha o hábito de fazer via-sacra na casa de parentes e amigas.

Fui primeiro na casa da tia Linda Carone Baruki(na Rua Antonio Maria) e não a encontrei.Perguntei para a tia Síria Saúma Baruki(na Rua Dom Aquino) e ela já havia passado por lá.Passei na casa da Mary Jallad(na Rua Treze de Junho) e a encontrei.

Ela foi correndo para casa e pediu para eu chamar a Dª Maria Parteira(Rua Treze de Junho) que examinou a Angélica e pediu para leva-la  à Maternidade de Corumbá.Avisaram o Dr. Wilson Baruki e foi então que você nasceu.

Soraya em Àrabe quer dizer:Castiçal de Luzes. Você Soraya, foi e é para nós toda esta Luz que emana do teu ser, nosso sorriso, nossa alegria...

Desde pequenina, Laila e eu cuidávamos de você como se cuida de uma boneca.Com 2 anos de idade, você e seus pais mudaram para Recife.Chorávamos muito e sonhávamos com você  todas  as noites.

Felizes ficamos no carnaval de 1965 quando fomos à Recife :Laila, Márcio e eu passarmos férias.Seu pai Luiz Kassar não sabia como nos agradar.Todos os dias ele chegava com caixas de fruta diferentes para experimentarmos:banana da terra, jambo, saputi  etc....Sua mãe fazia   cedo :Cuscus doce, com o leite de coco exprimido na hora do coco fresco e ralado, tapioca, banana cozida etc....Para você ter uma ideia, em um mês engordei 8 quilos.

Quando voltou para Corumbá, em 1967, você se tornou minha companheira, de infância e de adolescência.Tínhamos e ainda temos um relacionamento mais de irmãs do que tia e sobrinha.Passeávamos juntas, na Avenida, La Barranca, Cinemas Anache, Tupi, Bailes do Corumbaense e Riachuelo, até o momento que me mudei para Santos e você foi para o Rio fazer Faculdade de Fonodiologia.

Separamos, mas em todas as oportunidades estávamos   (e estamos juntas).Quando o meu primeiro filho nasceu , o Raphael, vocês tava lá, no nascimento do Jonathan tamb´e, e assim foi, nos  batizados, aniversários  e  casamentos também.

Neste teu dia, quero desejar e pedir a você, que continue sendo esta alegria sempre e que este sorriso lindo que lhe pertence permaneça em seu semblante, para a nossa felicidade e recordação plena do seu pai Luiz Kassar, pois você herdou dele esse sorriso maravilhoso que nos preenc


heu   por muitos anos com a presença dele(Luiz) e que agora cabe a você dar continuidade.


Felicidades!...

Parabéns pelo seu dia.

Beijos

Jane

3 comentários:

  1. Não posso voltar a ler que me emociono demais!!!!
    Eu que tenho que te agradecer por estar presente na minha vida em todos os momentos. Realmente sinto que somos mais que tia e sobrinha. Um beijo grande sempre cheio de muitas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Soraya Baruki Kassar Sivieri.Obrigado por você existir e fazer parte da nossa vida.Bjs

    ResponderExcluir