Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Por onde andam os Incentivos Culturais?



Fico triste ao ver o meu país numa situação cultural muito precária.
Ouvi na rádio ontem que o governo está devendo R$400.000.00,00(milhões) para as editoras  que fornecem  Livros Didáticos .Me pergunto: Como estão sobrevivendo estas editoras, seus funcionários e suas famílias?
Pesquisei sobre as Geladeiras de Livros nas Estações de Metrô, constatei que esta atividade é puramente comercial.O escritor e ou editor que deseja colocar seu livro à venda, precisa assinar um contrato com a firma responsável por seis meses, pagando um aluguel que não condiz com o baixo valor do exemplar do livro exposto.
De início pensei que havia um Incentivo Cultural de alguma Secretaria    ou Ministério por trás desta atividade, mas não existe nada.
O escritor que já pagou para seu livro ser    editado,tem que pagar para seu livro ser exposto e vendido .Pelos cálculos, o prejuízo seria em dobro.
Acho que muitos escritores fizeram a sua experiência nestas Geladeiras e não renovaram seus contratos por que não aguentaram.O que observo é que na maioria delas atualmente só encontramos revistas e palavras cruzadas,edições de baixos custos.
O mesmo ocorre com as Academias de Letras do Brasil.A maioria se mantem com os recursos   do escritores.
Aquele que escreve já está contribuindo para o País com sua riqueza interior.
Não acho digno que ele ainda tenha que contribuir    e contribuir, para que seu conteúdo atinja as pessoas, às quais, ele, o escritor quer sensibilizar, promover o auto conhecimento e elevar Culturalmente o seu País.

Jane

Nenhum comentário:

Postar um comentário